Questão
social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da
sociedade. A questão social surgiu no
século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas
sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente
devido o processo de urbanização e industrialização, dando origem
empobrecimento da classe, e acabou por conscientizá-los das condições em que
trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em
especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas
sociais
A atual
questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista
começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas
categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se
retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.
Pode- se
dizer, então, que uma questão social é fruto de debates que tem como objetivo a
melhoria de problemas que atingem direta ou indiretamente o corpo social. Dessa
maneira, o eixo temático das redações do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
se refere aos desafios e empecilhos vividos pela sociedade em busca de
harmonia, abrangendo todos dos seus setores.
Assim,
separam-se alguns assuntos correspondentes a tal eixo:
I. Desigualdade Social
II. Desemprego
III. Fome e Pobreza
IV. Preconceito e Injustiça
V. Degradação Ambiental
VI. Religião
VII. Violência
I.
Desigualdade
Social
É um
fenômeno em que alguns indivíduos ou grupos possuem mais privilégios, poder e
riqueza do que outros, criando uma disparidade na qualidade de vida e nas
oportunidades de desenvolvimento.
A
diferença e separação da sociedade levando em consideração a renda econômica do
indivíduo, já ocorre há tempos, no Brasil e fora dele, como percebe-se nos
sistemas feudais anterior à idade média, onde os vassalos (“inferiores”
economicamente) produziam e trabalhavam nas terras dos suseranos (“superiores”
economicamente) para poder habitar ali. Foi um sistema que predominou fora do
Brasil, entretanto, dividia a sociedade em classes sociais de acordo com seu
poderio econômico. Estruturando, assim, de forma desigual a sociedade, o que
causa diversos impactos que reverberam até os dias atuais.
Um exemplo
de tema de redação relacionado a desigualdade social, foi o tema da edição do
Enem de 2019: “A democratização do acesso ao cinema no Brasil.”.
II.
Desemprego
De acordo com o IBGE, o desemprego se refere às pessoas com idade para
trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas tentam encontrar
trabalho, que pode acontecer por redução de postos de trabalho, crise econômica
e falta de qualificação profissional. O desemprego gera inúmeros problemas,
geralmente de ordem social e econômica, e até mesmo psicológica, pois afeta a
qualidade de vida da pessoa, o modo de vida e o bem-estar.
E pode parecer que o tema não seja recorrente, mas na realidade
brasileira, houveram muitas demissões no período pandêmico, seja por impasses
com o chefe e o trabalho ou o esgotamento mental atrelado ao burn out e a
ansiedade, que afetaram diretamente a economia brasileira, e também o
percentual de moradores de rua, ou de moradias temporárias. E atualmente, as
empresas procuram por indivíduos que conseguiram a graduação, e muitos que
procuram emprego, não possuem mal o ensino médio. Logo, a economia e situação
social brasileira encontra-se em um impasse, e é provável que se tal problema
se perpetuar.
III.
Fome e Pobreza
A
Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) define
pobre, a pessoa que não tem condições financeiras de garantir, pelo menos, uma
refeição de 1750 calorias por dia. Nesse sentido, fica explícita a relação
entre a pobreza e a fome, já que, sem boas condições financeiras, o acesso a
alimentação de qualidade se torna escasso e complicado. Nota-se, portanto, que
esse é um problema de debate imprescindível e, graças a isso, tem alto índice
de aparecer na prova do vestibular. Logo, é de suma importância conhecer as
causas desse empecilho.
Um dos
pontos relevantes é o histórico escravocrata do Brasil e o legado
preconceituoso que esse regime deixou na estrutura social do país, bem como seu
fim sem amparo para os ex-escravos conseguirem se manter. Além disso, tem-se como
mais um motivo o êxodo rural, que causa uma superpopulação nas cidades, onde
não vai haver emprego para todos e o mercado de trabalho é bem mais
competitivo.
IV.
Preconceito
O
preconceito é sinônimo de discriminação, de julgar o outro com base em sua cor,
raça, etnia, idade, país de origem, gênero e sexualidade. Também pode ser
definido como intolerância, sem razão plausível, pela diferença. Atualmente, é
considerado crime segundo a Constituição Legislativa Brasileira, mais
precisamente na Lei nº 7716:
“Serão
punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou
preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.”
Entretanto,
embora seja um ato criminoso, ainda se faz recorrente no cotidiano, principalmente
como racismo, que é o preconceito contra cor ou raça diferente, comumente sofrido
por negros. Com isso, torna-se uma questão social, à proporção que atinge diretamente
uma parcela da sociedade, lhe privando de exercer seus direitos e cidadania. Assim,
é um assunto importante para o Enem. Inclusive foi o tema de 2016: “caminhos
para combater o racismo no Brasil.”
V.
Degradação
Ambiental
Degradação ambiental é uma área que se encontra com
vegetação destruída ou removida, em consequência, a fauna é expulsa do seu
habitat. Também ocorre quando a camada do solo fértil é perdida, removida ou
coberta, afetando a vazão e qualidade ambiental das superfícies, subterrâneas
ou aquáticas. Ou seja, alterando as características físicas, químicas e
biológicas da área, afetando seu potencial socioeconômico e ecossistema.
A degradação ambiental afeta a sociedade em diversos
aspectos, tais como:
1.
Saúde:
A poluição da água e solo pode causar doenças prejudiciais à saúde de animais,
humanos e outros seres vivos.
2.
Economia:
Enchentes, secas ou incêndios podem afetar a economia de um lugar, devido à
perda de produção agrícola, danos à infraestrutura e aumento dos custos de
saúde.
3.
Segurança
alimentar: A qualidade e quantidade de alimentos produzidos podem ser escassos,
o que pode levar à insegurança alimentar e fome, gerando a pobreza.
4.
Deslocamento
forçado: Alterações climáticas, desmatamento e outros desafios ambientais podem
levar a deslocamentos forçados de pessoas ou animais, resultando em conflito,
possíveis extinções de espécies e a instabilidade social.
5.
Qualidade
de vida: A degradação ambiental pode afetar a qualidade de vida das pessoas,
interrompendo a vida diária, atrasando as escolas e impedindo o acesso à água
potável e outros recursos básicos.
Portanto, a degradação ambiental pode ter um impacto
significativo em todos os aspectos da vida e sociedade, não somente imediato,
mas também a longo prazo, o que pode ser cobrado e debatido no vestibular.
VI.
Religião
A religião é um conjunto de crenças, valores, rituais,
práticas e tradições que uma pessoa ou grupo segue para se conectar com uma
força superior ou divina. Geralmente, a religião envolve a fé em um Deus,
Deuses ou uma figura espiritual, a busca por significado, propósito e sentido
da vida. As religiões podem variar amplamente em seus ensinamentos, tradições e
práticas, mas todas buscam oferecer respostas para questões fundamentais da
existência humana.
Essa influência na sociedade serve como um modulador social,
pessoas tem seu modo de agir, pensar moldados aos valores de sua cultura. Essa
influência e imposição que a religião exerce pode impactar de maneira diferente
cada indivíduo, no qual pessoas que pensam diferente da maioria podem sofrer
exclusão do meio social, e quando uma linha de pensamento entra em conflito com
seus valores podem chegar a casos mais extremos, como ataques terroristas. Ou
seja, há religiões que são fortes o suficiente para cometer atos criminosos, se
não tiver o mundo inteiro convertido em sua fé, como o Islamismo, e há
religiões que possuem um passado de discriminação e que o preconceito reverbera
até a atualidade, como as religiões de matrizes africanas.
VII.
Violência
A violência é todo ato intencional auto infligido ou
cometido contra terceiros que provoca danos físicos e psicológicos a um indivíduo,
podendo levar também à morte.
A violência pode ser descrita como sendo um fenômeno
social por afetar o indivíduo de forma individual ou coletiva. Um dos nossos
principais exemplos de violência explícita são as Guerras Mundiais, a primeira,
ocorrida de 1914 a 1918, e a segunda, de 1939 a 1945. Tais episódios deixaram
inúmeras marcas em nossa sociedade, comprovando como a cultura de violência,
seja direta ou indiretamente, tinge o meio social.
Sendo esse um tema muito recorrente, os participantes
desse trabalho buscam deixar claro como desenvolver um texto dissertativo argumentativo baseado em tal tópico do eixo Questões Sociais, com
tema: O crescente cenário dos ataques violentos nas instituições educacionais,
segue-se o exemplo a seguir:
Em Santa Catarina, na cidade de Blumenau, um homem
invadiu uma instituição de ensino portando uma arma branca e executa quatro
crianças. Analogamente, tal fato evidencia o crescente cenário de ataques
violentos em instituições educacionais no Brasil, devido ao fácil acesso à
ideologias extremistas online, o que, consequentemente, torna a sociedade mais
violenta. Logo, é essencial intervir nessa problemática.
Sob essa ótica, ressalta- se que a disponibilidade de
ideias radicais no meio virtual é um dos motivos para o aumento dos atentados
violentos. Segundo o célebre filósofo Jean- Jacques Rousseau, “o ser humano é
produto do meio em que ele está inserido”. Nesse contexto, é notório que o
posicionamento do filósofo reverbera na atualidade, visto que o meio social e as
ideais com os quais os indivíduos convivem, principalmente os mais jovens,
interferem em seus próprios pensamentos e ações, o que se faz explícito nos fóruns
de bate- papo online, que não possuem restrição de conteúdo eficaz e permitem a
aproximação com ideologias extremistas, como no site 4chan, por exemplo. Dessa
forma, o indivíduo é influenciado por tais ideias e, como dito por Rousseau,
age de acordo, levando à violência em espaços educativos.
Por conseguinte, aponta- se um corpo social mais
agressivo como consequência dos ataques violentos em instituições de ensino. De
acordo com o monge budista Dalai Lama, “a violência não é um sinal de força, a
violência é um sinal de desespero e fraqueza”. Nessa perspectiva, observa- se
como o pensamento do monge reverbera na sociedade atual, em virtude da tendência
que pais e alunos tem de investir mais violentamente em resposta à atentados,
em razão do medo e desespero que sentem por estarem mais vulneráveis, como visto
com a presença de policiais nas escolas do Piauí para proteção dos alunos após
uma ameaça, por exemplo. Desse modo, é perceptível que a frase de Dalai Lama é
compatível com a realidade brasileira, visto que a violência dos pais é motivada
pelo medo.
Portanto, é imprescindível combater o aumento de
atentados violentos nos espaços de ensino. Urge, pois, que o Ministério das
Comunicações, Tecnologias e Inovação- como responsável por garantir a segurança
virtual do país- fiscalize os conteúdos propagados por sites de bate- papo
online, por meio de uma análise do cumprimento das diretrizes de segurança, a
fim de dificultar o acesso à conteúdos inadequados e combater os ataques violentos.
Assim, situações como a de Blumenau não seriam tão recorrentes e o corpo social
não sofreria de medo constante, não precisando ser agressivo em resposta.
- Referências
bibliográficas.
Desigualdade social – querobolsa.com.br
Preconceito – cesmac.edu.br
Desemprego – revista
“Veja”
Fome e pobreza – stoodi.com.br
Degradação ambiental – querobolsa.com.br e gnrambiental.com.br
Violência – revista
“Quero online”
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