terça-feira, 6 de junho de 2023

Cyberbullying.


Cyberbullying: um problema grave que precisa ser combatido


O cyberbullying é uma forma de violência que acontece por meio das tecnologias digitais, como redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mails e jogos online. Ele consiste em atos de intimidação, humilhação, exposição, perseguição, calúnia e difamação contra uma pessoa ou um grupo, com o objetivo de causar medo, raiva ou vergonha nas vítimas1.

O cyberbullying é um problema grave que afeta principalmente crianças e adolescentes, mas também pode atingir jovens e adultos. Segundo uma pesquisa realizada pelo UNICEF em 2019, 36% dos jovens entre 13 e 24 anos em 30 países relataram ter sofrido cyberbullying2No Brasil, uma pesquisa do Instituto Ipsos em 2018 apontou que 29% dos pais entrevistados afirmaram que seus filhos já foram vítimas de cyberbullying3.

As consequências do cyberbullying podem ser devastadoras para a saúde física e mental das vítimas, que podem desenvolver baixa autoestima, depressão, ansiedade, isolamento social, automutilação e até pensamentos suicidas. Além disso, o cyberbullying pode prejudicar o desempenho escolar, a convivência familiar e a formação da identidade dos jovens.

Como prevenir e combater o cyberbullying?

O cyberbullying é um crime previsto no Código Penal Brasileiro e na Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Portanto, quem pratica ou testemunha o cyberbullying deve denunciar às autoridades competentes, como a polícia, o Ministério Público ou o Conselho Tutelar.

Aluno: Gabriel José Farias Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  GUERRA DE ISRAEL X HAMAS