segunda-feira, 3 de abril de 2023

Polícia Científica analisa ataque cibernético ao sistema do Tribunal de Justiça do Pará

Peritos criminais trabalham na rede de computadores, em Belém, e nas instalações do TJ em Santa Izabel do Pará. Ataque ocorreu no último dia 11.


Por g1 Pará — Belém

17/01/2023 21h08

Peritos criminais da Gerência de Perícias de Informática (GPI), da Polícia Científica do Pará (PCEPA), foram acionados para analisar o ataque cibernético ao sistema do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), ocorrido na quarta-feira (11). A atuação da perícia foi solicitada pela Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), da Polícia Civil, após a abertura de investigação criminal.

Na sexta-feira (13), o trabalho inicial dos peritos envolveu análise do ambiente dos computadores, na sede do Tribunal, em Belém, e nas instalações do órgão localizadas no município de Santa Izabel do Pará (Região Metropolitana de Belém).

A perícia vai incluir também a análise dos computadores, uma vez que de acordo com a DECCC o autor do ataque cibernético teria usado a senha de um servidor para acessar o sistema do TJ-PA.

"Tivemos essa informação, e ouviremos esse servidor para saber se, de alguma

forma, ele foi hackeado ou se houve outra situação que motivou isso",

disse o delegado Yan Almeida, da DECCC.


Ainda de acordo com o delegado, a análise pericial será importante para a identificação do autor do ataque e sua autuação.


"Confiamos no trabalho dos peritos. Que a partir da análise deles o suspeito possa ser identificado, assim como detalhar o modus operandi dele. Além disso, poderá nos subsidiar sobre outros possíveis ataques cibernéticos que ele tenha cometido", completou Yan Almeida

Fonte:https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/01/17/policia

-cientifica-analisa-ataque-cibernetico-ao-tribunal-de-justica-do-para.ghtml

Autora: Gabriele Torquato Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  GUERRA DE ISRAEL X HAMAS