segunda-feira, 3 de abril de 2023

Polícia Civil indicia homem que se passava por empresário para cometer crimes sexuais online.




Nessa sexta-feira (31), a Polícia Civil do Estado de Tocantins concluiu as investigações referentes a uma tentativa de chantagem realizada por um homem de 25 anos do muncípio de Maceió, no Estado de Alagoas, que foi indiciado por falsificação de identidade, tentativa de estupro simples e exposição íntima da vítima sem consentimento.

A vítima informou às autoridades que foi ameaçada após iniciar um relacionamento superficial com um homem através das redes sociais. Ele ameaçava divulgar fotos que ela havia enviado em momentos anteriores e gravar vídeos íntimos que poderiam ser compartilhados.

Análises policiais indicam que o crime cometido pelo indiciado denomina-se “catfishing”, que consiste na criação de perfis falsos na internet para roubo de dados e extorsão de dinheiro. Através desse método, o criminoso assumia a identidade de um empresário e enganava a vítima. “Ele exigiu que ela gravasse e enviasse vídeos íntimos, e ameaçou divulgar as fotos caso ela não cumprisse suas exigências”, afirma o delegado Jacson Wutke, responsável pelo caso. Além das ameaças, ele teria enviado as fotos para outras pessoas.

"O senso comum costuma ver a internet como ‘terra de ninguém’. Não é, nem nunca foi. Muito embora a legislação vigente não tenha acompanhado a contento a evolução da sociedade, principalmente em âmbito virtual, existem leis que, sejam gerais ou específicas, são inteiramente aplicáveis a esses delitos praticados na internet”, evidencia a autoridade policial.

A Polícia Civil solicitou ao Poder Judiciário medidas cautelares para o homem investigado por crimes em ambiente virtual. Essas medidas se diferem da sentença de prisão e implicam a proibição de acesso à internet, incluindo redes sociais e aplicativos de mensagens, tais como Facebook e WhatsApp.



Fonte: https://www.portalonorte.com.br/plantao-190/homem-e-indiciado-apos-passar-por-empresario-para-praticar-crimes/118572/ 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

  GUERRA DE ISRAEL X HAMAS